MANIA DE VELUDO – Concept Fashion

MANIA DE VELUDO

O must have da temporada!

O brilho e a textura do veludo deixa tudo mais luxuoso e com um caimento macio e charmoso em diversas cores, vem aparecendo cada vez mais nos desfiles nacionais e internacionais, ganhando também espaço nos street style do mundo todo!

Visto sempre como um clássico, o veludo ficou por muito tempo naquele limbo da moda, meio apagadinho, considerado por muitos até como uma peça meio “over”. Mas a moda dá suas voltas e com ela trouxe o veludo, totalmente repaginado. O primeiro Boom do veludo foi na década de 90, com blazers, calças e gargantilhas no material. Agora o veludo voltou com tanta força que você encontra tudo e um pouco mais, são bolsas, camisetas, lingeries, calças, vestidos, tudo o que você imaginar, para montar seu look veludo total!

No SPFW para o Inverno 16, várias marcas usaram o veludo de diversas formas. A Osklen teve como protagonista o slip dress, que ganhou uma pegada mais urbana, com tênis branco nos pés. A Animale e o Reinaldo Lourenço também arrasaram num veludo molhado num estilo mais “clean” e a Ellus puxou para o lado esportivo, com tops e bombers no veludo. E ele continua aparecendo nas passarelas como no último desfile da Iodice que abusou em looks inteiros de veludo, utilizando de todo o seu caimento em peças amplas e diversas tonalidades. Já nas passarelas internacionais, o veludo aparece nos desfiles de verão, quebrando a tradição de ser um tecido invernal, como a Francesca Liberatore, Victoria Beckham e Nina Ricci, Investindo no material e em suas cores.

O veludo pode ser fabricado de vários modos e com diversos acabamentos diferenciados. Os mais conhecidos são:

Veludo molhado, caracterizado por ser bastante fino e maleável, com brilho intenso que lembra um espelho d’água.

Veludo Cotelê, tecido peludo de algodão puro ou em mesclas com outras fibras, com canaletas e cordonês, correndo no sentido do urdume.

Devorê, um veludo que passa por um processo químico que corrói o tecido e o deixa com desenhos em relevo. Como se o tempo tivesse gasto a superfície do tecido.

Mas sua principal característica é o lado avesso liso e o direito coberto de pelos macios, cerrados e curtos.

Podemos afirmar que o veludo é de fato uma tendência forte, com seu toque macio e visual elegante vem sendo aderido não apenas para looks de festa e ocasiões noturnas, mas também para todas as ocasiões do dia-a-dia, desde passear no parque, ir trabalhar e claro para sair à noite, deixando também o padrão das cores escuras para trás, e trazendo cores variadas e lindas como o rosê, o amarelo e várias tonalidades de azul.

Confira a nossa galeria de imagens e brilhe com o veludo!