HANDMADE – Concept Fashion

HANDMADE

A valorização dos produtos feitos à mão.

Peças desenvolvidas de forma 100% manual foram perdendo espaço no mercado, mas alguns artesãos não se acanharam e mostraram todo o seu talento e criatividade, ganhando cada vez mais destaque e valorização em seus negócios totalmente handmade.

Desde pequena, Anne Galante é amante das artes manuais e adora o papo do “faça você mesmo”. Curiosa, aprendeu com livros, revistas, internet, e a cada peça que fazia, pensava em formas de criar pontos diferenciados e na mistura de diversos tipos de fio. Hoje Anne toma conta da parte criativa da marca Srta Galante, criada junto com a irmã Ana. Nas mãos dela, agulhas e linhas viram tudo o que você possa imaginar, desde roupas, vestidos de casamento, a até mesmo objetos decorativos e obras de arte feitas em tricôs gigantes. E ainda arranja tempo para ministrar cursos e oficinas livres de tricô e crochê artesanal.

Crescendo de maneira sustentável, a Señorita Galante criou uma rede de tricoteiras e crocheteiras experientes, que veem na parceria com a marca uma oportunidade para ganhar autonomia financeira.

“Gosto de dizer que a Srta que chegou até mim, eu trabalhei em todos os tamanhos de empresas de moda, desde lingerie, sapatos, roupas, de vendedora até estilista, e eu não aceitava o modelo padrão da moda. Essa moda de consumo exagerado, de ter que ter coleção marcada, de ter que ser barata e desvalorizar toda a cadeia.” Diz Anne.

Trabalhando sempre com fios naturais como lã, algodão, linho, Anne também desenvolve seus próprios fios, fazendo combinações de fibras e texturas, como fita cassete, fio de telefone e até mesmo palha. Para a produção de biquínis e bodies, a marca criou um fio com elastano que seca rápido, modela o corpo e não laceia como os biquínis de crochê comuns.

Ela ama misturar tudo!

A artista também ficou super conhecida pela performance dos tricôs gigantes, feito com a ideia para as pessoas deitarem no ‘tricozão’ e saírem um pouco da correria da vida, lembrarem de um sonho, e dali dar o primeiro passo para a realização do mesmo. Mas o que aconteceu é que as crianças amaram e começam a pular e dar cambalhota! A vontade de fazer os tricôs gigantes sempre foi um desejo de Anne, que encontrou barreiras por conta dos custos e espaço. Mas ela não desanimou e persistiu no sonho até realizá-lo, se tornando objeto de desejo para muitos adultos e crianças. Afinal não tem como não querer deitar em um!

Conheça um pouco mais da marca e das obras da artista pelo Intagram Srta.Galante e site da Señorita Galante.

Ainda na pegada do handmade, também podemos conferir a marca de bolsas da estilista Jô de Paula, que usa da criatividade e dos fios para desenvolver peças lindas e modernas. Jô trabalhou com grandes marcas do Rio de Janeiro como Maria Bonita, Animale e Cantão. Mas seu sonho sempre foi trabalhar com artesanato, que realizou quando se mudou para Fortaleza e foi co-criadora da marca Catarina Mina, da qual saiu em 2014 para lançar sua marca Jô de Paula. As criações tem participação de toda a equipe, para que sintam orgulho de seu trabalho, preservando também essa técnica que é passada de geração em geração. Outro fator importante nesta parceria é que cada artesã receba um valor justo por seu trabalho, formando assim uma rede sustentável para todos da cadeia produtiva.

A marca também tem o projeto A Modista, onde a designer vai até a cliente e produz aquela peça desejo sob medida da forma que sempre sonhou. A ideia é que cada pessoa manifeste seu estilo pessoal valorizando o que ela tem de melhor em sua personalidade. Conheça mais sobre a marca e seus projetos pelo site Jô de Paula.
Vamos continuar valorizando este trabalho tão lindo e único!