COSPLAY – Concept Fashion

COSPLAY

A dimensão tomada e outras nerdices

Com a Comic Con quase aí, a qual acontece de 7 a 10 de dezembro, o mercado nerd ganha ainda mais destaque nessa época do ano. O evento conta com grandes nomes da indústria do entretenimento, além de trazer as últimas novidades da cultura pop e geek.

Para moda, esse mercado é um prato cheio, devido aos figurinos utilizados por diversos personagens desse universo. Tanto é sucesso, que pode-se encontrar nos corredores de eventos como a própria Comic Com e também, outros como Brasil Game Show e Anime Friends, pessoas vestidas de seus personagens favoritos denominadas cosplayers.

O termo Cosplay vem da palavra japonesa Kosupure, que é uma abreviação de costume roleplay, que por sua vez significa fantasiar-se ou disfarçar-se de um personagem. Esse nicho, desenvolveu -se tanto, que atualmente quem não quiser fazer suas próprias fantasias, pode adquiri-las em lojas especializadas chamadas Cosplay Stores.

Porém, quem gosta de botar a mão na massa, mergulha fundo e investe bastante tempo e dinheiro em sua indumentária, pois tenta reproduzir fielmente os trajes de seus personagens favoritos. Em alguns desses trajes, podemos ver uma riqueza de detalhes e tecidos diferenciados, já outros o destaque vai para armaduras e outros adereços. Confira abaixo, um vídeo do IGN Brasil sobre Dicas de Cosplay feito na Anime Friends para melhor entender esse universo:

Entretanto, não é só de cosplay que o mercado nerd é composto. Réplicas de objetos de cena, itens de colecionador, bonecos, estátuas, livros, quadrinhos, games e DVDs também têm seu lugar, além de utilitários e decoração para casa em temas específicos, e seu público é extremamente exigente e disposto a gastar muito dinheiro, principalmente se encontrarem algo raro que procuravam há anos.