CONSUMO EQUILIBRADO – Concept Fashion

CONSUMO EQUILIBRADO

A era do consumo consciente

Que nossos comportamentos estão levando a destruição do nosso planeta disso nós já sabemos, aliás estamos cansados de saber. O fato é que vivemos em uma cultura que transformou tudo em excesso, porém a culpa advém dos dois lados: tanto dos consumidores, quanto das empresas.

Tal comportamento tem suas raízes em 1890, época do crescimento do consumo onde as pessoas eram encorajadas a comprar mais do que o necessário para que a industrialização tivesse sucesso, afinal, se não tem demanda, não tem produção.

Depois disso, em 1920,  veio a era da propaganda onde o lema era “The more you tell, the more you sell.”, ou seja, “quem aparece mais, vende mais.” Daí em diante, o consumismo só cresceu e virou o que vivemos hoje.

Confira o vídeo abaixo, feito pela Box 1824, com as épocas-chave mais detalhadas:

A própria palavra “lowsumerism”, tem sua origem na junção de “low”, que em inglês significa baixo e “consumerism”, que significa consumismo. As duas juntas formam ao pé da letra formam baixo consumo, traduzindo: um consumo equilibrado.

Hoje em dia, possuímos uma parcela da sociedade que está conscientizada e propaga suas experiências e ideias pela internet via redes sociais, principalmente youtube. O conceito é claro, lowsumerism é sobre consumir de maneira consciente e não sobre parar radicalmente de comprar. É comprar em doses saudáveis sabendo que você precisa e pode pagar por determinado item.