BEM NA FOTO – Concept Fashion

BEM NA FOTO

Espaços construídos para tirar foto

O instagram continua sendo uma mídia muito importante para as marcas, que cada vez mais se veem forçadas a investir em uma identidade visual forte e também, em um conteúdo agradável. O cliente pesquisa muito online primeiro para depois comprar.

Segundo Eva Chen, diretora de parcerias de moda no instagram, o que as pessoas querem ver é o que está nos bastidores e a história por trás do produto. Elas querem aprender sobre as esferas de moda e beleza.

Em consequência disso, lojistas / donos da marca estão remodelando suas lojas já pensando na maneira a ser apresentada no instagram com as hashtags tendências do momento. As imagens vão de enquadramentos apenas de lugares da loja até espaços projetados para o cliente tirar uma selfie e postar.

Nessa onda da selfie, as lojas têm se esforçado para construir os espaços estrategicamente para o cliente tirar a foto, como é o exemplo da Selfridges em Londres, que possui um “pau de selfie” em cada provador para encorajar o cliente. Além de também, ter as cortinas dos provadores com imagens de paisagens que são trocadas regularmente, fazendo com que haja diferentes fundos para as fotos.

As lojas também têm investido em escadarias diferenciadas para as fotos, como as escadas da Barneys em Nova York e as do showroom da Norman Copenhangem.

Levando essa história de mídia social mais a sério, a Samsung inaugurou uma loja em Nova York em que leva o conceito de “feito para o instagram” para um novo nível. A loja possui instalações interativas onde o cliente informa sua conta do instagram logo na entrada e suas fotos e comentários são colocados nos vários dispositivos da Samsung que estão posicionados pela loja, tanto nas paredes, quanto no teto, dando uma impressão de túnel, chamado de Galáxia Social.

A América Latina não ficou de fora. Devido aos problemas econômicos enfrentados, principalmente na Argentina e aqui no Brasil, as lojas têm investido em ambientes pautados em projetos lúdicos para atrair mais clientes. Tais projetos incluem espaços que parecem cavernas, jardins no interior da loja, recursos interativos, grafites nas paredes dando um toque urbano, cores vivas, teto decorado e fachadas criativas.